Neste 6 de janeiro, festa da Epifania do Senhor, o Papa Francisco surpreendeu a sua diocese de Roma com uma visita ao "Presépio vivo" da paróquia Santo Alfonso Maria de Ligorio, localizada nas periferias da Cidade Eterna, emocionando Roma e o mundo.

"Viva Jesus, viva José, viva Maria!", com este grande "viva" o Papa Francisco felicitou os fiéis que interpretavam o nascimento do Senhor.

Conforme informou o jornal Avvenire da Conferência Episcopal Italiana, o Papa foi recebido pelo pároco Pe. Darío Pompeo Criscuoli e o Cardeal Vigário de Roma, Agostino Vallini, por volta das 16:30h e procedeu a visitar as diferentes cenas do presépio saudando um por um aos mais de 200 atores, entre eles várias crianças.

Os "pastorinhos" colocaram por uns instantes pequeno cordeiro sobre os ombros do Santo Padre, e chamou especialmente a atenção a imagem do Pontífice abençoando os representantes de José, Maria e o Menino Jesus, cujo intérprete era um bebê de apenas dois meses de idade e que recebera o Sacramento do Batismo nesta mesma manhã com o nome do Francisco.

Por volta das 16:40h, no momento da despedida, o Santo Padre saudou as centenas de fiéis, crianças, deficientes físicos e doentes, e assegurou à multidão de fiéis que "Jesus está sempre conosco".

A visita durou cerca de uma hora e meia e durante sua estadia o Santo Padre visitou tanto o exterior como o interior da paróquia, e também teve um momento de recolhimento e de oração privada.

O Pe. Criscuoli explicou que convidou ao Pontífice com apenas três dias de antecipação e que imediatamente recebeu a confirmação de sua presença.

"O Papa me disse que eu era louco, mas que Deus gosta deste tipo de loucura …foi uma visita muito linda, o Papa estava muito contente. Ele me: Continue assim, não desanimes", referiu emocionado o jovem pároco.

Embora a Epifania já havia sido celebrada, em honra a esta singular bênção, os paroquianos reabrirão a apresentação do Presépio na próximo domingo 12 de janeiro, para que todos possam aproximar-se do primeiro "Presépio vivo" abençoado pelo Papa Francisco.