Segundo a Constituição Apostólica Universi Dominici Gregis escrita pelo Papa João Paulo II em 1996, a comprovação da morte do Pontífice inclui uma antiga tradição: o Cardeal Camarlengo, Eduardo Martínez Somalo, deveu dar três toques com um pequeno martelo de prata na testa e chamá-lo por seu nome de berço.

Esta tradição se praticou depois que os médicos oficiaram a comprovação oficial de seu falecimento. Posteriormente, o Camarlengo junto com o Professor das Celebrações Litúrgicas Pontifícias, Dom. Piero Marini, e outros personagens presentes em seu leito, comprovam sua morte e levantam a chamada Ata Autêntica de Morte.

O Cardeal Camarlengo tem a missão de selar o estúdio e a habitação papais, o palácio lateranense e a residência de verão de Castelgandolfo.

O anúncio da morte corresponde também ao Cardeal Camarlengo, quem deve comunicá-la ao Vigário de Roma, Cardeal Camillo Ruini, e este deve comunicá-lo ao povo de Roma.

O Decano do Colégio Cardenalicio, Cardeal Joseph Ratzinger, tem a tarefa de dar a notícia da morte aos cardeais de todo o mundo, o corpo diplomático acreditado ante a Santa Sé e os Chefes de Estado das respectivas nações.

Embora as exéquias do Pontífice se celebrarão durante nove dias consecutivos, seu corpo será sepultado entre o quarto e o sexto dia depois de sua morte.