Dom Georg Gaenswein, o Prefeito da Casa Pontifícia e secretário pessoal do Bispo Emérito de Roma Bento XVI, descartou de forma contundente as versões jornalísticas que o assinalaram como contrário à renúncia do anterior Pontífice.

No dia 4 de dezembro deste ano, um artigo do jornal alemão ZeitOnline acusou o Arcebispo de estar em desacordo com a decisão de Bento XVI.

"Isso é uma estupidez, se eu estivesse contra o Papa, ele não teria nem mesmo me confirmado no cargo", explicou Dom Gaenswein aos jornalistas em 6 de dezembro durante a apresentação de um novo aplicativo sobre a Bíblia na sede da Rádio Vaticano em Roma.

"Não li o artigo, mas recebi algum e-mail que me criticava. Eu gostaria de saber o que escreveram sobre o que eu disse. Eu só falei com um jornalista faz alguns meses, mas não concedi nenhuma entrevista", acrescentou Dom Gaenswein.

Por outro lado, o secretário pessoal de Bento XVI assinalou que o ex-pontífice "está bem, e embora seja um homem idoso, tem uma cabeça muito clara, aguda e em muito bom estado".

Também declarou que Bento XVI se prepara durante o Advento para o tempo de Natal como um bom alemão. "Para os alemães, o tempo de Advento é muito belo porque temos uma piedade popular muito marcada, e isto está também marcado em Bento", disse.

Dom Gaenswein, ademais, anunciou que durante o Natal chegará a Roma o irmão mais velho de Bento XVI, Georg Ratzinger, que se hospedará no Mosteiro de Clausura Mater Ecclesia.

Monsenhor Georg ficará até finais de janeiro, espera-se que em meados desse mês faça 90 anos e celebre seu aniversário junto com o seu irmão.

Por último, Dom Gaenswein explicou que Bento recebe diversas visitas com frequência, e sua esperança é participar da cerimônia de canonização do Beato João Paulo II e João XXIII no próximo dia 27 de abril de 2014, algo que –conforme assinala-, ainda não está confirmado.