O Brasil, maior país católico do mundo, reza nesta sexta-feira "para que Deus ajude e acolha" o Pontífice.   Arcebispos e bispos estão promovendo missas e celebrações pelo papa João Paulo II, e alentando a oração, especialmente o Rosário, oração predileta do Santo Padre.

"Acompanhamos com preocupação e orações" ao Papa, declarou nesta sexta-feira o secretário-geral do CNBB, Dom Odilo Pedro Scherer, durante uma entrevista coletiva.

O cardeal Cláudio Hummes, arcebispo metropolitano de São Paulo preside agora à tarde na catedral da Sé uma Missa para João Paulo II. "O Papa tem muito carinho pelo Brasil, e nós, os brasileiros, também sentimos um grande carinho por ele", declarou Hummes à  impensa.

"Por isso, peço a todos, e aos fiéis em particular, que rezem pela saúde de João Paulo II", prosseguiu o arcebispo.

Neste sábado, o  Cardeal Arcebispo de Salvador, Primaz do Brasil e Presidente da CNBB, Dom Geraldo Majella Agnelo, presidirá uma Eucaristia pelo pontífice, às 18 horas, na Catedral de Salvador.

O Papa já visitou o Brasil quatro vezes. A primeira entre os dias 30 de junho e 12 de julho de 1980, a segunda em junho de 1982, a terceira de 12 a 21 de outubro de 1991 e a última entre os dias 2 e 5 de outubro de 1997. O Brasil é considerado o país com o maior número de católicos do mundo, com mais de 125 milhões de fiéis.