O Arcebispo Rino Fisichella, Presidente do Pontifício Conselho para a Promoção da Nova Evangelização, considera que o estilo da primeira Exortação Apostólica do Papa Francisco Evangelii Gaudium "chega diretamente ao coração e à mente das pessoas".

"O Papa Francisco fala assim, de uma maneira direta, fácil, comunicativa, de maneira que chega diretamente ao coração e à mente das pessoas e, portanto, conecta com essa linguagem que todos utilizamos na vida normal de cada dia", explicou Dom Fisichella nesta terça-feira em entrevista concedida ao grupo ACI na Sala Stampa da Santa Sé.

"A Igreja não tem um caminho paralelo ou distinto do homem de hoje, tem o mesmo caminho, e o Evangelho deve entrar no coração das pessoas e deve fazer entender o grande mistério da revelação, quer dizer: Deus ama o homem", expressou Dom Fisichella.

"Desde esta perspectiva acredito que também seja muito importante entender que é uma linguagem que recorre também às imagens e, portanto, a evangelização, para ser mais possível e direta deve recorrer também a isto", acrescentou.

Para Dom Fisichella o objetivo principal do texto é falar da Nova Evangelização, "da necessidade de comunicar-se com os homens de hoje em dia por parte dos cristãos".

"Esta é uma Exortação acima de tudo dirigida aos cristãos para que recuperem o espírito missionário, para que sejam capazes de compreender a urgência que isto tem na vida do batizado", disse.

"Mas isto também tem a exigência de que a Igreja descubra qual é o coração, quais são os verdadeiros destinatários. O Papa nos diz que os verdadeiros destinatários são aqueles que têm um valor importante, quer dizer: os pobres, os que sofrem, os marginalizados. Eles são os primeiros aos que deve ir o pensamento da Igreja e também sua direta ação pastoral", indicou.

Embora a exortação apostólica Evangelii Gaudium do Papa Francisco tenha sido entregue a 36 pessoas no domingo, 24 de novembro, no encerramento do Ano da Fé, seu conteúdo não se conhecia até o momento.

O texto está dividido em uma introdução e cinco capítulos intitulados: "A transformação missionária da Igreja", "Na crise do compromisso comunitário", "O anúncio do Evangelho", "A dimensão social da Evangelização" e "Evangelizadores com espírito".

O Arcebispo Fisichella dialogou com o Grupo ACI poucos minutos depois da apresentação à imprensa no Vaticano da Evangelii Gaudium, onde também participaram o Presidente do Pontifício Conselho para as Comunicações Sociais, Arcebispo Claudio María Celli, e o Secretário Geral do Sínodo dos Bispos, Dom Lorenzo Baldisseri.