Milhares de católicos espanhóis responderam ao chamado dos bispos e nestes momentos e se encontram reunidos em catedrais e Igrejas assistindo aos distintos ofícios que se celebram pela recuperação do Papa João Paulo II.

De Madri, o Arcebispo local, Cardeal Antonio María Rouco Varela, pediu à comunidade a unir-se à oração que toda a Igreja Católica realiza, para que “a fortaleza de Deus” e o “amparo maternal” da Santa María “acompanhem o Santo Padre em sua atual situação”.

Por sua parte, o Arcebispo de Pamplona e Tudela, Dom Fernando Sebastião Aguilar, solicitou aos paroquianos acolher “o sentido de comunhão com a figura do Vigário de Cristo na terra”.

O Arcebispo de Barcelona, Dom Lluís Martínez Sistach, destacou que João Paulo II confronta neste momento com o lema “não tenham medo”, como faz quem ama a Deus. Também chamou a orar “para que o Senhor lhe conforte em sua enfermidade, vele por sua estado de saúde e lhe assista em seu generoso serviço à Igreja e ao mundo”.

Do mesmo modo, o Arcebispo de Tarragona, Dom Jaume Pujol, destacou a importância da oração e recomendou estar ao lado do Papa por este meio, já que “João Paulo II foi um homem de oração e esta foi o motor de sua vida”.

Da Diocese de Almería, Dom González Montes, informou que as portas da Catedral da Encarnação permanecerão abertas para que “os fiéis possam orar pelo Santo Padre”.

Ao chamado a rezar pelo Pontífice se somou o Bispo de Ávila, Dom Jesús García Burillo, que pediu para que a Mãe de Deus acompanhe o Papa “nestes momentos”, e recordou que João Paulo II entregou sempre sua vida ao ter como lema “Sou todo teu”

O Arcebispo de Sevilha, Cardeal Carlos Amigo, exortou a elevar “orações especiais para que o Deus da Misericórdia lhe conceda viver com esperança nestes momentos de dor”.

Por outro lado, o Arcebispo de Santiago, Dom Julián Barrio, afirmou que com a oração o Santo Padre se sentirá acompanhado por todos os cristãos.

O Bispo de Sigüenza-Guadalajara, Dom José Sánchez, destacou a generosidade do Papa e expressou sua gratidão por “sua generosa entrega no exercício de seu ministério”.

Dom Elías Yanes, Arcebispo de Zaragoza, destacou que o legado espiritual de João Paulo II “terá muitos séculos de vigência na Igreja”. Acrescentou que nestes momentos a paróquia local realiza súplicas e orações pelo Papa.

Finalmente, o Arcebispo de Toledo, Dom Antonio Cañizares, afirmou que os fiéis do mundo devem unir-se nestes momentos “com Pedro, a seu lado, com toda a Igreja em uma súplica comum para que se cumpra a vontade de Deus, que é o que o Papa sempre procurou, e do que nos deu um testemunho singular”.