As organizações não governamentais (ONGs) Colorado Consumer Health Initiative e ProgressNow Colorado Education, do estado do Colorado (Estados Unidos), lançaram a campanha "Got Insurence?" (Tem plano de saúde?) dirigida às minorias, adultos jovens e mulheres, onde promovem abertamente a promiscuidade.

O objetivo da campanha é promover nos grupos de interesse que ingressem no sistema do plano da Lei de Assistência Acessível, conhecida como ObamaCare, fazendo que as imagens com mensagens juvenis se difundam através das redes sociais.

Em um dos seus avisos, que mostra uma jovem emocionada segurando pílulas anticoncepcionais junto com um homem de sua idade, se lê: "vamos ao físico! Oh, Meu Deus, ele é um gatão. Esperemos que ele seja tão fácil como foi conseguir estas pílulas de controle natal. Meu plano de saúde cobre a pílula, o que significa que de tudo, preciso preocupar-me somente em coloca-lo debaixo dos meus lençóis. Tenho plano. Agora você também pode. Obrigado ObamaCare!".

Embaixo do cartaz e com uma letra menor se lê: "a pílula não te protege de doenças sexualmente transmissíveis, as camisinhas e o sentido comum fazem isso".

Em outro anúncio, que apresenta uma jovem emocionada com a imagem de papelão do ator Ryan Gosling, lê-se: "Ei garota, você está emocionada pelo fácil acesso ao controle de natalidade, e eu estou emocionado por te conhecer. Ela tem plano. Agora você também pode. Obrigado ObamaCare!".

Para o diretor de compromisso estratégico da ONG Colorado Consumer Health Initiative, Adam Fox, uma das cabeças por trás desta campanha, "foi divertido ver como tudo acontece".

"Vimos tanto reações positivas como negativas, mas se as pessoas estão vendo os avisos e comprando planos de saúde, isso é algo bom".

Fox assinalou que "queríamos chegar com uma campanha que atraia a atenção e injete um pouco de humor, e tentar educar as pessoas sobre o plano de saúde de uma forma um pouco diferente".

"Era somente uma chuva de ideias. OK! Quais são algumas dessas atividades arriscadas com as quais poderíamos trabalhar e coloca-las juntas?".

Por sua parte, Jen Caltrider do ProgressNow Colorado Education, a outra ONG que está por trás da campanha, assinalou que "queremos chegar às mulheres de 20-algo também, e esperamos que esta ronda de avisos o faça".

ObamaCare, conforme denunciaram ativistas pró-vida nos Estados Unidos, inclui cobertura para que os assegurados recorram a abortos nas clínicas do Planned Parenthood, a maior multinacional de clínicas abortivas do mundo.

Os Bispos dos Estados Unidos, apesar de terem solicitado por muito tempo uma reforma do sistema de saúde do país, reafirmaram seu apoio à Lei de Assistência Acessível, devido às preocupações sobre o financiamento de abortos e a liberdade de consciência.

ObamaCare se encontra envolvido em polêmicas nestes dias devido ao mal funcionamento do seu site HealthCare.gov, através do qual os cidadãos deveriam poder acessar para comprar seu plano, e em cujo desenvolvimento o governo dos Estados Unidos investiu ao redor de 118 milhões de dólares e 56 milhões em suporte de engenharia de sistemas.

Em 30 de outubro, ao comparecer ante o Comitê de Energia e Comércio dos Estados Unidos, a Secretária de Saúde e Serviços Humanos, Kathleen Sebelius -que se declara católica e que apoia abertamente o aborto- confirmou que a implementação do HealthCare.gov tinha sido uma "derrota" da qual ela se declarava responsável.