Neste domingo, 08 de setembro, a Catedral do México recebeu um relicário em forma de cruz contendo as relíquias de 150 santos e beatos da Igreja Universal, e que permanecerá no templo durante duas semanas com ocasião do jubileu pelo bicentenário do término de sua construção.

Entre as relíquias se destaca um pedaço de tecido com o sangue do Beato João Paulo II, de quando sofreu o atentado em 13 de maio de 1982. Também estão as relíquias de São Francisco e Santa Clara de Assis, do Padre Pio, da Beata Madre Teresa de Calcutá, Santa Faustina Kowalska, São Rafael Guízar e Valência, do Beato Miguel Agostinho Pró, entre outras.

O relicário entrou em procissão e foi recebido pelo Deão da Catedral do México, Dom Manuel Arellano, na Porta Santa do templo aberta desde 15 de agosto com motivo dos festejos do Bicentenário.

Durante sua homilia, Dom Arellano disse que o relicário "é a mostra da santidade que hoje nos acompanha e que reflete o testemunho de seres humanos que decidiram caminhar pelo caminho da verdade e da vida que é Jesus Cristo".

A cruz foi levada pelo grupo da União de Vontades, que informou que o relicário será levado depois ao Seminário Menor, onde este ano será realizado o congresso anual da Comissão para as Causas dos Santos do Arcebispado do México. Posteriormente peregrinará pelos oito vicariatos episcopais do México.