O Papa Francisco receberá nesta quinta-feira ao Catholicos da Igreja Ortodoxa Siríaca Malankara, radicada na Índia, Sua Santidade Moran Baselios Marthoma Paulose II, que também visitará deste modo ao túmulo de São Pedro e será recebido no Pontifício Conselho para a Promoção da Unidade dos Cristãos.

Conforme informou o dicastério, o Catholicos se encontra em Roma (Itália) com ocasião da visita pastoral que realiza aos fiéis ortodoxos sírio-malankara presentes na Europa.

A Igreja Ortodoxa Malankara se divide em Igreja Siríaca Ortodoxa Malankara, em plena comunhão com o Patriarca siro-ortodoxo de Antioquia; e a Igreja Ortodoxa Siríaca Malankara, encabeçada por Sua Santidade Moran Baselios Marthoma Paulose II, Igreja ortodoxa autônoma. Na atualidade esta Igreja conta com uns dois milhões e meio de membros em 30 dioceses, com 33 bispos e mais de 1.700 sacerdotes.

A Rádio Vaticano recordou que foram de grande importância os encontros mantidos pelo Beato Papa João Paulo II e o Catholicos Moran Mar Baselios Marthoma Mathews I em 1983 em Roma e em 1986 em Kottayam (Índia). Nessa ocasião se instituiu a Comissão Mista Internacional para o Diálogo entre a Igreja Católica e a Igreja Ortodoxa siríaca malankara.

Um resultado importante destes contatos foi a Declaração cristológica comum, assinada em 1990 pelo Papa João Paulo II e pelo Catholicos Moran Mar Baselios Marthoma Mathews I.