Antes de rezar a oração do Ângelus em Castel Gandolfo, logo depois da Missa que celebrou na Praça da Liberdade junto a milhares de fiéis presentes por ocasião da Festa da Assunção, o Papa assinalou que cada sim a Deus é um passo para o Céu.

O Santo Padre disse: "queridos irmãos e irmãs, ao término desta celebração nos dirigimos à Virgem Maria com a oração do ângelus. O caminho de Maria para o Céu começou com aquele "sim" pronunciado em Nazaré, em resposta ao Mensageiro celestial que lhe anunciava a vontade de Deus para Ela".

"E, na realidade, é justamente assim: cada "sim" a Deus é um passo para o Céu, para a vida eterna. Porque o Senhor quer isto: que todos seus filhos tenham vida em abundância! Deus nos quer todos consigo, na sua casa!".

O Papa Francisco também recordou o 25º aniversário da carta Apostólica Mulieris dignitatem, do beato Papa João Paulo II, sobre a dignidade e a vocação da mulher.

"Este documento é rico de ideias que merecem ser retomadas e desenvolvidas; e na base de tudo está a figura de Maria. Com efeito, saiu com ocasião do Ano Mariano".

O Santo Padre exortou a fazer "nossa a oração presente no fim desta Carta Apostólica (Cfr. N. 31): a fim de que, meditando o mistério bíblico da mulher, condensado em Maria, todas as mulheres encontrem a si mesmas e a plenitude da sua vocação e em toda a Igreja se aprofunde e entenda cada vez mais o tão grande e importante papel da mulher".