O Papa Francisco enviou uma mensagem aos católicos argentinos com o propósito de animá-los a "prestar sem cessar um precioso serviço de ajuda às pessoas necessitadas", mediante a participação na Coleta Nacional Mais por Menos, cuja 44ª edição acontecerá no próximo domingo 8 de setembro com o lema "Confiamos na sua ajuda".

Entretanto, não contente com sua recomendação e rápido para passar das palavras e dos conselhos aos gestos concretos, o antigo Cardeal primado da Argentina se anotou como o primeiro na lista dos doadores.

A notícia foi dada pela Nunciatura Apostólica mediante um comunicado enviado à agência AICA no que informa que "o Santo Padre Francisco remeteu à Conferência Episcopal Argentina a quantia de 100.000 euros como doação destinada à Coleta anual Mais por Menos".

É sabido que o Papa Francisco, além da sua famosa pasta preta, que sempre está com ele, e cuja foto deu a volta ao mundo, não tem outros bens pessoais.

O dinheiro que acaba de enviar a Argentina provém da coleta mundial denominada Dia para a Caridade do Papa, um fundo formado com as contribuições que os católicos do mundo oferecem ao Santo Padre em 29 de junho de cada ano, e que o Papa utiliza para socorrer as populações afetadas por catástrofes, inundações, fomes e outros males.

O Pontífice argentino sabe que em seu país existem grandes setores da população que sofrem a pobreza, inclusive há setores que estão abaixo da linha de pobreza. Por isso seu interesse em mobilizar a generosidade dos argentinos, com a palavra e com o exemplo, para que participem ativamente na Coleta Mais por Menos.