O Arcebispo de Buenos Aires, Cardeal Jorge Mario Bergoglio, pediu aos argentinos "escutar ao Jesus em meio dos terremotos pessoais".

O Cardeal Bergoglio fez referência aos dois terremotos do texto do Evangelho, o primeiro, aquele com o que se termina a vida de Jesus, e o segundo, o da ressurreição.

Convidou a que "nesta noite Santa façamos silêncio em nosso coração e, em meio aos terremotos pessoais, culturais, sociais; em meio desses terremotos fabricados pela tramóia da auto-suficiência e a petulância, do orgulho e a soberba; em meio dos terremotos do pecado de cada um de nós, nos animemos a escutar a voz do Senhor Jesus, que estava morto e agora está vivo, que nos diz: ‘Não tenhas medo. Sou eu’".

O Cardeal expressou que este chamado Jesus o repete "há vinte séculos em cada momento de terremoto triunfalista quando, na sua Igreja, repete-se a sua Paixão, se ‘completa’ o que falta à sua Paixão. O diz no silêncio de cada coração dolorido, angustiado, desorientado; o diz nas circunstâncias históricas de confusão quando o poder do mal se apropria dos povos e constrói estruturas de pecado".

Segundo o Cardeal Bergoglio, Jesus "com um ‘não tenham medo’ destrói a tramóia do primeiro terremoto. Aquele era um grito nascido do triunfalismo da soberba. O ‘não temam’, pelo contrário, é o anúncio manso do verdadeiro triunfo, esse que se transmitirá de voz em voz, de fé em fé, através dos séculos".