Dom Giovanni Giudice, presidente do Pax Christi a Itália, o movimento global católico que trabalha pela paz, explica que o tema escolhido pelo Papa Francisco para o Dia Mundial da Paz 2014 "Fraternidade, fundamento e caminho pela paz", é a base para a "globalização da fraternidade mundial".

Em uma entrevista concedida ao diretor da Rádio Vaticano e do Escritório de Imprensa da Santa Sé, Padre Federico Lombardi, Dom Giudice assinalou que "a fraternidade se globaliza quando nos educamos a pensar que, precisamente porque somos irmãos, filhos de Deus, os bens que recebemos na terra pertencem a todos, e neste sentido, a experiência religiosa, em particular a cristã, ajuda a globalizar a fraternidade".

O prelado explicou que em relação a este aspecto, o tema escolhido para o próximo Dia da Paz escolhido pelo Papa Francisco "toma um aspecto comum para todos nós: que todos tenhamos a esperança da fraternidade, no sentido daqueles que crescemos em família e, portanto, sabemos o que é um irmão e uma irmã. Algo que como é normal, nos ajuda depois a aplicar a experiência da complexidade de nossa vida".

Dom Giudice explicou que uma "fraternidade que constrói a paz é uma fraternidade que funciona, certamente se se fundamenta na experiência da nossa fragilidade, e da riqueza de cada encontro com os que são diferentes a nós, mas que são nossos irmãos, irmãs...".

Neste sentido o perito também disse que "possuir bens faz com que nos preocupemos em como mantê-los e possivelmente nos fazem sentir uma espécie de antagonismo em relação aos outros, já seja porque eles têm mais que nós, ou porque temos medo de que nos tirem nossos bens".

Por último o perito assinalou que a sociedade do bem-estar "nos põe em uma condição de indiferença em relação aos outros", e que "este sentimento se converte às vezes em algo social, de medo ao estrangeiro, de quem é diferente de nós, ou tem costumes diferentes aos meus. O possuir eu as coisas, o não necessitar dos outros nos faz também provavelmente incapazes de acolher o outro que chega ao meu país e necessita alguma coisa".

?

O Dia Mundial da Paz foi iniciado pelo Papa Paulo VI e se celebra sempre no primeiro dia de cada ano. A mensagem escolhida se envia às Igrejas particulares e às chancelarias de todo mundo para destacar o valor essencial da paz e a necessidade de trabalhar incansavelmente para obtê-la.

?