O provincial do Oriente Médio da Companhia de Jesus, Padre Víctor Assouad SJ, assina um comunicado no que "expressa seu profundo pesar e inquietação pela sorte dos que se envolveram na tragédia do conflito sírio".

Além do Padre Paolo Dall’Oglio –o jesuíta romano que desapareceu no norte da Síria há uma semana e que talvez tenha sido sequestrado por grupos jihadistas que atuam na área–, o Padre Assouad se refere também à situação crítica que estão vivendo o Padre Frans van der Lugt e as pessoas que moram com ele na residência jesuíta de Boustan Diwan, no centro da cidade de Homs, onde, segundo fontes da UNICEF, 400 mil civis (a maior parte mulheres, idosos e crianças) permanecem bloqueados e isolados devido à nova ofensiva do exército governamental contra as tropas rebeldes.

Em sua nota, além disso, o provincial jesuíta do Oriente Médio agradece "a todos aqueles que se preocupam com seu destino, assim como às jurisdições e às autoridades que estão fazendo todo o possível para encontrá-lo".

Deste modo espera "que esta provação termine logo e o padre Paolo possa se reunir com os seus companheiros o mais rápido possível".

Quanto aos hóspedes da residência jesuíta de Homs, o Padre Assouad pediu fazer todos os esforços possíveis para proteger suas vidas.

No meio do drama que continua sem trégua, toda a Companhia reafirma a "solidariedade com o sofrimento de todo o povo" e se comprometem a continuar oferecendo ajuda humanitária para todos e renovam o propósito de "atuar pela paz e reconciliação na Síria".