Em 4 de abril se cumprem dez anos da publicação da encíclica Evangelium Vitae e a data servirá para lançar a nova campanha pró-vida da Conferência Episcopal Espanhola com o lema “Todos fomos embriões”.

É a terceira campanha informativa organizada pelo Episcopado em matéria de vida e família. As anteriores versaram sobre a eutanásia e o matrimônio.

A vida humana, dom precioso de Deus, é sagrada e inviolável”, recordam os bispos e assinalam que “o ser humano deve ser respeitado e tratado como pessoa do instante de sua concepção e, por isso, a partir desse mesmo momento lhe devem reconhecer os direitos da pessoa, principalmente o direito inviolável de todo ser humano inocente à vida”.

Os bispos distribuirão uns sete milhões de dípticos, nos que aparece a imagem de um bebê dormindo e uma família numerosa, assim como detalhes de investigações com embriões.

Do mesmo modo, se oferecerão bate-papos e mesas redondas em paróquias e associações católicas. A Universidade de Navarra, por exemplo, celebrará, de 6 a 8 de abril, um Simpósio Internacional de Teologia sobre “Sociedade contemporânea e cultura da vida. No décimo aniversário da Evangelium Vitae’”.

A Subcomissão Episcopal para a Família e Defesa da Vida emitiu uma mensagem, titulada “A vida humana, dom precioso de Deus”, onde reforçam que “tudo atentado contra a vida do homem é também um atentado contra a justiça e constitui uma grave ofensa a Deus”.