O primeiro Ato Central com a presença do Papa Francisco já está acontecendo, o Santo Padre chegou à Copacabana por volta das 18h, e fará um pronunciamento aos jovens. O tema do encontro é “Mestre, é bom estarmos aqui” (Marcos 9, 2-10). A programação começou às 14h, com apresentações musicais e vídeos sobre a história da Jornada Mundial da Juventude.


Da Residência Assunção, onde está hospedado, saiu de helicóptero em direção ao Forte de Copacabana e de lá iniciou seu trajeto de papamóvel, que teve duração de, mais ou menos, uma hora. A multidão estava eufórica e bandeiras de diversos países balançavam no ar.


O Pontífice seguiu pela orla de Copacabana, acompanhado pelo Arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani João Tempesta, parando para acenar aos fiéis e beijar as crianças. No palco, ele foi recebido pelo Padre Fábio de Mello, cantando “Seja Bem-Vindo”, canção que faz parte do CD “No coração da Jornada”.


A acolhida se inicia com as boas-vindas de Dom Orani, seguida pelo musical “Rio de fé”, um desfile das bandeiras de todos os países presentes da JMJ e muitas outras atrações.


Depois da acolhida, mais apresentações musicais com artistas católicos nacionais, como Adriana Arydes, Tony Alysson, banda Rosa de Saron, e interncionais, como Matt Mahher, Martin Valverde, Judy Bailey, Tony Melendez, Rex Band e Migueli.