Na chegada do Papa Francisco ao Brasil, ontem (23), o carro que transportava o Santo Padre foi forçado a parar em vários momentos, por conta do tráfego intenso do Rio de Janeiro. O diretor da sala de imprensa do Vaticano, Padre Federico Lombardi, explicou que uma das razões para a multidão ter tido mais acesso ao Santo Padre foi por conta de um erro da comitiva oficial.

“Não quero dramatizar a questão. É uma cidade grande e no meio do alvoroço era algo que poderia acontecer. E em meio a tudo o Papa estava sempre com um sorriso e acenando a todos pela janela. Quem estava com medo e preocupado era o secretário do Papa, que estava com ele no mesmo carro”, explicou.

Os agentes de segurança foram forçados a deter a tensão e muitas pessoas conseguiram alcançar o Pontífice. Em uma coletiva de imprensa realizada, ontem à noite, no Mídia Center, situado no Forte da praia de Copacabana, Padre Lombardi esclareceu que a comitiva entrou em uma avenida onde havia muito transito, permitindo assim que uma grande quantidade de pessoas se aproximasse do carro onde estava o Papa.

“É claro que as pessoas são atraídas pelo Papa, porque o amam muito. Ninguém quer lhe fazer mal”, acrescentou.

O diretor da sala de imprensa da Santa Sé também disse que o Papa Francisco está encantado com a recepção dos brasileiros e que o acolhimento o deixou muito feliz e encheu-o de entusiasmo.

“Tem sido uma experiência extraordinária do Papa com o povo”, disse ele.

O padre jesuíta explicou ainda que o fato de ter havido um pequeno erro com o caminho não gera preocupação na segurança, que está garantida.