A poucos dias do início da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) Rio 2013 no Brasil, o Presidente do Pontifício Conselho para os Leigos, Cardeal Stanislaw Rylko, repetiu as palavras do Beato João Paulo II na Exortação Apostólica Christifideles Laicis para ressaltar a importância deste evento: "a Igreja tem muitas coisas para dizer aos jovens e os jovens têm tantas coisas para dizer à Igreja".

A JMJ Rio 2013 que se realizará na cidade do Rio de Janeiro de 23 a 28 de julho próximo, reunirá em torno do Papa Francisco em sua primeira viagem apostólica fora da Itália, a mais de dois milhões de jovens do mundo se encontrarão na cidade carioca para testemunhar sua fé.

O Cardeal Rylko, em declarações a Rádio Vaticano, assinalou que muitos se surpreendem ao ver a capacidade da Igreja de atrair de maneira "forte" e "poderosa" aos jovens do mundo inteiro e motivá-los para responder ao Santo Padre.

"O que os jovens buscam nas JMJ é o próprio Cristo! Num mundo tão confuso, em que tantas certezas vacilam, muitos jovens descobrem em Cristo um Amigo em quem confiar, um Guia seguro, aquela Rocha sobre a qual construir a própria existência. Além disso, descobrem na Igreja", explicou o Cardeal.

Assinalou que frente aos meios de comunicação que apresentam à Igreja como "uma instituição fria e distante do homem", o jovem descobre em uma JMJ que a Igreja é "uma companhia de amigos que sustém no caminho da vida, uma verdadeira família com dimensões globais".

O Cardeal disse que desde que se realizou a primeira JMJ fora de Roma na cidade de Buenos Aires (Argentina) em 1987, passaram 26 anos e agora "a JMJ retorna à América Latina", depois da escolha, pelo Bispo Emérito de Roma, Bento XVI, do Rio de Janeiro como a cidade anfitriã.

Explicou que a base da jornada é a mesma, mas cada JMJ é diferente porque muda o contexto cultural e religioso do país anfitrião assim como os da Igreja local.

O elemento que caracterizará a JMJ Rio 2013 é "a fé do povo latino-americano e em particular a do Brasil" que descreveu como uma "fé exuberante, cheia de entusiasmo e de alegria", assinalando que "a imponente estátua do Cristo Redentor no alto do Corcovado, será sem dúvida o fator dominante" durante a Jornada.

O Presidente do Pontifício Conselho enfatizou que "em todos os jovens há algo que muda e algo que não muda. Não mudam certamente as perguntas sobre o significado da vida e não muda a sede de Deus que mora no coração de cada homem".

No meio do maior desafio de hoje que é a crise que elimina a Deus do ser humano e que põe em julgamento a natureza do mesmo, "uma JMJ se converte em uma importante escola de fé e busca de formas novas e mais eficazes para o diálogo entre a Igreja e os jovens", indicou.

Além disso, o Cardeal enfatizou nas palavras que o Papa Francisco assinala constantemente ao chamado e desenvolvimento da missão, "Os jovens devem dizer ao mundo: é bom seguir Jesus; ... é bom sair de si mesmos para as periferias do mundo e da existência para levar Jesus".