A Procuradoria Geral da República (PGR) do México anunciou na tarde de ontem que desistiu da acusação de narcotráfico contra Ángel de María Soto Zárate, peregrina mexicana que se dirigia à Jornada Mundial da Juventude (JMJ) Rio 2013 no Brasil.

Ángel de María já estava na metade do caminho, em Lima (Peru), quando o seu passaporte foi roubado e se viu obrigada a retornar ao México. Ao chegar ao aeroporto da capital mexicana, logo depois de que lhe "semearam" uma mala que não era sua e que continha 10 quilogramas de droga, as autoridades a prenderam acusando-a injustamente de narcotráfico.

A jovem foi detida em uma prisão de alta segurança na localidade de Nayarit, enquanto se realizavam as investigações.

Na tarde de ontem, o Procurador geral da República, Jesus Murillo Karam, assinalou que para a sorte de Ángel de María "encontramos fotos onde ela carrega a sua mala e é evidente que não é a dela" a que lhe entregaram no aeroporto e pela qual foi presa.

Além disso, indicou Murillo Karam, "encontramos coisas que nos permitem eliminar a suspeita e por isso o subprocurador Renato Sales está apresentando uma desistência da acusação".

O titular da PGR qualificou de "desafortunadas" as situações que levaram a detenção da jovem peregrina.

Nas redes sociais Twitter e Facebook se organizou a campanha #liberÁDME, com a intenção de reclamar às autoridades a pronta liberação de Ángel de María ante a injustiça.

Os mais de 33 mil membros da página criada no Facebook, onde subiram centenas de fotos e vídeos de jovens apoiando-a, celebraram hoje o anúncio de sua iminente libertação.