O Cardeal Raymundo Damasceno Assis, Presidente da Conferência Episcopal do Brasil, detalhou a agenda do Papa Francisco ao Santuário de Nossa Senhora Aparecida, a Padroeira do país, onde o então Cardeal Jorge Mario Bergoglio esteve no ano 2007 durante a V Conferência Geral do Episcopado Latino-americano e o Caribe.

Em entrevista concedida a Rádio Vaticano, o também Arcebispo de Aparecida contou que em seu último encontro pessoal com o Santo Padre na casa Santa Marta no Vaticano, viu-o "contente e tranquilo pela sua viagem ao Brasil".

O Cardeal indicou que com sua visita ao Santuário, o Pontífice "quer manifestar seu amor e sua devoção à Virgem, chamada no Brasil Nossa Senhora da Conceição Aparecida, padroeira de todo nosso país e de nosso povo".

A chegada do Papa a Aparecida está prevista para a quarta-feira 24 de julho às 10:00 a.m. e meia hora depois se dará início à Santa Missa no interior do Santuário, celebração que os fiéis congregados ao redor do mesmo poderão acompanhar através de alguns telões.

O Arcebispo anunciou que antes da celebração, o Papa ficará por uns instantes contemplando a imagem original da Virgem de Aparecida na Capela dos Apóstolos.

O Cardeal explicou que a base onde se localiza a Virgem é móvel, portanto se o Santo Padre "quer fazê-lo poderá girar a imagem para a capela para que possa fazer a oração de consagração à Virgem em presença da delegação que o acompanha e de outros sacerdotes que estarão presentes".

Disse que a oração de consagração é a mesma que fazemos nós, embora haverá pequenas variações que se converterá na nova oração oficial que faremos cada vez que termine a Missa para consagrar o povo à Virgem de Aparecida".

Antes de transladar-se com o papamóvel por volta do Seminário Bom Jesus onde passará a tarde, o Papa se dirigirá da sacada que leva o nome do Bispo Emérito de Roma, Bento XVI, a todos os fiéis para rezar junto a eles.

"O Papa não estará longe do povo", indicou Cardeal Damasceno.

Já no Seminário, o Santo Padre compartilhará junto à delegação que o acompanha, um almoço reservado com os seminaristas para logo ter um momento de descanso.

Durante sua estadia, o Papa também abençoará uma imagem do primeiro santo brasileiro, Santo Antônio de Santana Galvão ou Frei Galvão, que nasceu na cidade de Guaratinguetá (Diocese de Aparecida).

Esta imagem do santo canonizado por Bento XVI em São Paulo no ano 2007, será levada em procissão em outubro, mês que se celebra sua santidade, para o lugar onde se construirá o futuro Santuário dedicado a ele.

Antes do Papa sair do seminário em seu papamóvel para o Santuário de Aparecida de onde um helicóptero o levará ao Rio de Janeiro, manterá um encontro com as religiosas de três mosteiros de clausura da região.

Cardeal Damasceno assegurou que a presença do Papa em Aparecida "será uma festa de fé e do povo".