O Diretor de Comunicação da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) Rio 2013, Padre Marcio Queiroz, assinalou que para que mais pessoas possam experimentar este momento de fé que reunirá os jovens do mundo inteiro com o Papa Francisco, a distribuição do sinal institucional de televisão será gratuita, na íntegra e ao vivo para as emissoras que queiram retransmitir o evento.

"A entrega do sinal aberto e gratuito é para que todas as emissoras tenham a possibilidade de participar deste momento histórico no Brasil, afinal se trata da primeira viagem internacional do Papa Francisco", que realizará de 23 a 28 de julho ao Rio do Janeiro, afirmou o sacerdote.

Para que isto seja possível se coordenou com o pool de TV, associação das emissoras de televisão do Brasil, coordenada pela Rede Globo, e onde também participam emissoras como: Rede Vida, Canção Nova, Aparecida, Século 21, Band, Rede Record, SBT, TV Cultura, EBC, Rede TV, Portal Terra e Estadão.

O pool de TV procura que as pessoas que estiverem em casa possam também acompanhar em tempo real as atividades onde participará o Sumo Pontífice. Para isso a Rede Globo será a responsável em receber o sinal gerado pelos canais membros da associação e distribuí-lo para todas as emissoras abertas, católicas e estatais.

Isto não descarta que as próprias emissoras produzam matérias exclusivas para suas próprias programações.

Para o Gerente de Operações da TV Globo e Coordenador do Pool da JMJ, disse Fernando Gueiros, isto representa "um grande esforço de estrutura técnica, dividindo em partes todas as participações do Papa. Além das emissoras fazerem o material deles, também farão as imagens para o?pool, é um esforço louvável".