No próximo domingo, 30 de junho, começam os Jogos Esportivos e Paraesportivos Rumo à Jornada Mundial da Juventude Rio2013, na cidade de Niterói, região metropolitana do Rio de Janeiro. A iniciativa foi uma parceria com a Associação Niteroiense dos Deficientes Físicos (Andef), reconhecida internacionalmente como uma das maiores entidades a desenvolver ações de garantia e promoção dos direitos das pessoas portadores de deficiência física, desde 1981.

Serão várias modalidades, os esportes: futebol society e handebol, serão disputados no Colégio Abel; corrida e ciclismo, na categoria 5 km, acontecerão na orla da Praia de Icaraí. E as competições paraesportivas serão realizadas na sede da Andef, que tem uma área construída de 26.000 m2. Lá serão disputados futebol de sete society, judô e tênis de mesa.

O torneio começa no dia 30 e também acontecerá de 7 a 14 de julho. Em nota, a comissão dos jogos informou que o objetivo é motivar e integrar socialmente os jovens, voluntários e toda a população do estado do Rio para a JMJ.

Os primeiros colocados receberão troféus e medalhas, os segundos e terceiros lugares também receberão medalhas como premiação.

A abertura do evento será neste domingo (30/06), às 11h, no Auditório da Rede La Salle em Niterói, para convidados. Estarão presentes o Ministro do esporte, Aldo Rebello, o Secretário Nacional do esporte, Ricardo Cappelli, o prefeito de Niterói, Rodrigo Neves; o Arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani João Tempesta; o Arcebispo de Niterói, Dom José Francisco Rezendo Dias; e outras autoridades.