A indústria de cinema indiana conhecida como Bollywood ou Hollywood da Índia, causou grande indignação entre os cristãos do país devido a dois novos filmes que negam a divindade de Jesus Cristo. Um delas mostra uma jovem seminua posando com um Terço.

"Em nome do Pai e do Filho" (Pithavinum Puthranum), foi o filme que causou mais indignação entre os cristãos. O filme, rodado no idioma malayalam, narra a vida de Cristo como um homem que nega sua divindade.

São "imagens ofensivas e atitudes depreciativas para com o cristianismo e não deve ser projetado", denunciou Joseph Dias, diretor da organização Catholic Secular Fórum (CSF) à agência Fides.

O outro filme em questão se titula "Policegiri" e mostra a jovem modelo Kavitta Verma posando seminua com um terço pendurado no pescoço, e com a cruz caindo sobre seu ventre.

"É totalmente inaceitável este uso impróprio dos símbolos religiosos cristãos, já que o Terço é um objeto sagrado para os fiéis católicos, com o qual rezam à Virgem Maria e lembram a vida de Jesus Cristo", acrescentou.

Segundo Dias não é a primeira vez que os produtores e diretores da grande indústria do cinema índio "jogam com os sentimentos religiosos dos cristãos".

A organização acolhe a católicos e cristãos de outras confissões, e escreveu aos produtores do filme e ao Conselho de censura para protestar contra as imagens.

Os cristãos também pediram aos órgãos de controle e ao governo, que intervenha mediante a eliminação das cenas que resultam ofensivas.

T. Madhukumar, membro do Conselho da Censura, uma organização que analisa e monitora os filmes na Índia antes de sua difusão ao público, pronunciou-se a favor da organização e assinalou que "o filme ainda contém violações às disposições vigentes", que protegem a moral, a cultura e a religião.