O Arcebispo de Guadalajara, Cardeal Juan Sandoval Iñiguez, assinalou que “os que se suicidam pensam que a vida é para curtir e como lhes fecha a porta da diversão, ali se vão pela porta dos fundos”.

O Cardeal indicou que aqueles que se suicidam “perdem a perspectiva deste grande mistério de Cristo Nosso Senhor” e explicou que as penas morais, a pobreza e a enfermidade, são uma cruz  na vida. Convidou aos fiéis a saber carega-la e evitar entrar pela "porta falsa” do suicídio.

O Cardeal Sandoval disse que parecem aumentar os suicídios entre as pessoas que perdem seus bens materiais que “acreditam que o dinheiro é a razão de ser da vida”. Também lembrou aos despejados que não suportam a carga e tomam um rumo equivocado.

O Arcebispo expressou que aSemana Santa tem seu “verdadeiro significado na oração  e no silêncio. Este tempo não serve só para recordar os lastimosos feitos aos que Jesus se enfrentou quando foi condenado à crucificação, mas sim para renovar o verdadeiro espírito humano”.

Ao finalizar, o Cardeal assinalou sua preocupação pela juventude e remarcou que “o que mais me preocupa é que os jovens não se distraiam, que não deixem correr o tempo de sua juventude em coisas inúteis mas sim se preparem devidamente para dirigir o país em todos os campos”.