O Prefeito da Congregação para as Igrejas Orientais, Cardeal Leonardo Sandri, realizou desde o Líbano uma chamada para a libertação dos dois bispos e dos dois sacerdotes sequestrados na Síria.

Assim, o Cardeal Sandri realizou uma "oração especial" a Maria no Santuário de Nossa Senhora da Paz em Zahleh, no Líbano. "Que Ela os console e os fortaleça na provação, enquanto nós elevamos uma forte chamada pela sua libertação e para que retornem a suas famílias e comunidades eclesiais", indicou.

O enviado vaticano se encontra de visita pastoral no Líbano desde 24 de maio. Continuando, viajará a Jordânia, onde permanecerá até o próximo sábado, para levar aos países da região do Oriente Próximo a saudação e a bênção do Papa Francisco.

Além da cerimônia no Santuário de Nossa Senhora da Paz em Zahleh, o cardeal Sandri se encontrou com os jovens voluntários do Caritas no Líbano, que estão enfrentando com outros organismos humanitários "a enorme tragédia dos deslocados provenientes da Síria" e recordou que as meditações da última Via Sacra no Coliseu com o Papa Francisco foram escritas precisamente por dois jovens libaneses.

Do mesmo modo, reuniu-se com o Sínodo Maronita Bkerké, visitou a casa geral das religiosas Soaritas, a das religiosas Alepinas, saudou os seminaristas no Santuário da Santa Rita e visitou o Carmelo de Harissa.

Por outro lado, nesta terça-feira, o prefeito da Congregação das Igrejas Orientais visitará a Jordânia para encontrar-se com os pastores e fiéis das diversas comunidades católicas, em particular com a grego-melquita de Petra e Filadelfia e do Patriarcado Latino de Jerusalém.

Além disso, na quinta-feira, assistirá a inauguração da Universidade de Madaba, que pertence ao Patriarcado latino de Jerusalém, a que assistirá também o Rei Abadia I Abdallah II da Jordânia. Por último, antes do seu regresso a Roma, o cardeal visitará o campo de refugiados procedentes da Síria e de outras regiões do Oriente Próximo.