Em suas palavras após a oração do Ângelus, ante os milhares de fiéis reunidos na Praça de São Pedro, o Papa Francisco exortou rezar pela conversão dos "mafiosos e mafiosas" que exploram e causam dor nos homens, mulheres e crianças.

O Santo Padre recordou que ontem foi proclamado Beato o Pe. Giuseppe Puglisi, "sacerdote e mártir, assassinado pela máfia em 1993".

"Padre Puglisi, foi um sacerdote exemplar, dedicado especialmente à pastoral juvenil. Educando as crianças segundo o Evangelho, as retirava da máfia e por isso esta tentou derrotá-lo matando-o. Na realidade, porém, ele que venceu, com Cristo Ressuscitado".

Francisco assinalou que "eu penso nas dores de tantos homens e mulheres, mesmo as crianças, que são explorados por muitas máfias, que os exploram obrigando-os a fazer um trabalho que os torna escravos, com a prostituição, com tantas pressões sociais".

"Por trás destas explorações, desta escravidão, existem as máfias. Oremos ao Senhor para que converta o coração dessas pessoas. Não podem fazer isso! Não podem fazer de nós, irmãos, escravos!".

O Santo Padre assinalou que "devemos orar ao Senhor! Oremos para que estes mafiosos se convertam a Deus e louvemos ao Senhor pelo luminoso testemunho de Pe. Giuseppe Puglisi e valorizemos seu exemplo!".

O Papa também expressou sua saudação a "todos os peregrinos presentes, às famílias, aos grupos paroquiais que vieram da Itália, Espanha, França e de muitos outros países".

"Saúdo particularmente à Associação Nacional São Paulo dos Oradores e dos Círculos Juvenis, que nasceu faz 50 anos há serviço dos jovens. Queridos amigos, São Felipe Néri, que hoje recordamos, e o Beato Giuseppe Puglisi apoiem seus esforços. Saúdo o grupo de católicos chineses aqui presente, reunido em Roma para rezar pela Igreja na China, invocando a intercessão de Maria Auxiliadora".

O Papa Francisco também saudou "àqueles que promovem o "Dia do Alívio", em favor dos doentes que vivem a reta final de sua caminhada terrena, bem como a Associação Italiana de Esclerose Múltipla. Obrigado por seu compromisso! Cumprimento a Associação Nacional Arma de Cavalaria e os fiéis de Fiumicello, perto de Pádua".