O Papa João Paulo II nomeou novo bispo auxiliar da arquidiocese asturiana de Oviedo ao sacerdote burgalês Cecilio Raúl Berzosa Martínez, tornando-se aos 47 anos o prelado mais jovem da Espanha.

Dom. Berzosa Martínez, que lhe teve designada a sede titular de Arcavica, exercerá como auxiliar do Arcebispo de Oviedo, Dom. Carlos Osoro.

O novo bispo nasceu em 1957 em Aranda de Duero (Burgos). Estudou no seminário da capital burgalesa e na Faculdade Teológica do Norte da Espanha, onde em 1984 obteve a licenciatura em Teologia Dogmática.

Depois de ser ordenado sacerdote em 1982, foi transferido a Roma onde se licenciou em Direito Canônico pela Universidade Pontifícia de Santo Tomás de Aquino.

De volta à Espanha, exerceu seu ministério em Burgos como vigário paroquial. foi professor de teologia dogmática e espiritualidade na Faculdade de Teologia do Norte da Espanha.

Dom. Berzosa Martínez foi delegado diocesano para os meios de comunicação, diretor da revista "Semear", secretário dos bispos das diocese de Castilha e Leão e diretor do Instituto Superior de Ciências Religiosas "São Gerônimo", de Burgos.

Conforme informou o Arcebispado de Oviedo, o Prelado receberá a ordenação episcopal na Catedral asturiana no próximo dia 14 de maio. Dom. Berzosa escolheu como lema uma frase de São Ireneu que reza: "A Glória de Deus é que o homem viva".