Esta terça-feira de manhã, o Juiz Federal de Circuito James Whittemore denegou o pedido de reinserir urgentemente o tubo de hidratação e alimentação de Terri Schindler Schiavo, retirada na sexta-feira.

Graças à ação de ambas as câmaras do congresso norte-americano, que trabalharam freneticamente durante o fim de semana, e à assinatura do Presidente George W. Bush, o caso de Terri, cujo esposo deseja sua “morte digna” enquanto seus pais brigam por defender sua vida, saiu da corte do Pinielas, onde já se ordenou sua morte, e passou ao juiz federal Whittemore; com a esperança de que este decidisse a reinserção do tubo enquanto escutava o caso.

O juiz, entretanto, absteve-se, reduzindo assim as possibilidades de vida de Terri; que poderia morrer em uma ou duas semanas, de inanição e desidratação.

A família de Terri, entretanto, anunciou que continuará com a batalha legal para salvar a vida de sua filha, apelando a 11º Corte de Apelações em Atlanta, Georgia.

O Doutor Burke J. Balch, J.D., Diretor do Centro Powell para a Ética Médica do Comitê Nacional de Defesa da Vida, disse esta manhã que “O Juiz Whittemore manifestou um descomunal abuso de poder judicial”.

“Ao não lhe dar a mais mínima deferência a um ato do Congresso, sem sequer conceder tempo para uma argumentação legal significativa ou para considerar a evidência, Whittemore decretou que a sentença de morte de  Terri Schiavo deve ser posta em marcha”.

“A menos que as cortes superiores determinem um alto, a uma mulher inocente esta sendo-lhe negado aquilo  que qualquer assassino em série condenado em uma corte estatal recebe: seu dia em uma corte federal”, concluiu o Dr. Burke.