O Bispo Auxiliar de Buenos Aires, Dom Jorge Eduardo Lozano, assinalou que “Jesus deve caminhar junto à humanidade sofredora” e quer aproximar-se de cada um de nós nesta Semana Santa, durante a homilia da missa de Domingo do Ramos celebrada na Catedral Metropolitana.

 

O Prelado indicou que “a celebração de hoje desperta em nós sentimentos que se contradizem. Começamos com cantos de louvor e aclamação a Cristo que vem até nós, e agora acabamos de proclamar passagens evangélicas que nos relatam seu Julgamento, Paixão e Morte. Sentimentos de alegria e outros de compaixão”.

 

Deste modo o Bispo recordou que a maioria dos que aclamaram ao Jesus na sua entrada em Jerusalém eram jovens, “jovens que se sentiram atraídos pela pregação do Senhor, por suas obras e por sua presença amorosa”.

 

Remarcou também que o Senhor foi traido para ser levado a um julgamento fraudulento e carregado de mentiras, como nossa sociedade que também lhe rouba os sonhos aos jovens, a quem lhes cabe a pior parte desta história argentina que vamos escrevendo”.

 

O Prelado questionou numerosos males que afetam à juventude em seu país: “Não nos invadiu, acaso, a indiferença e a indolência frente à realidade que vivem os jovens?” e adicionou que “a droga mata a centenas de jovens, a desocupação exclui e empurra fora da sociedade especialmente aos jovens, o AIDS afeta na sua maioria aos jovens, 70 por cento da população carcerária tem menos de 30 anos...”.

 

Logo depois de evidenciar que corremos o risco de esquecer o horror da morte que corta sonhos como os dos jovens da discoteca Cromañón, Dom Lozano ressaltou que “há corações que viram queimar-se essas vidas jovens e estão tentando não esquecer. E desde essa ferida e com a dor nas costas ajudam, acompanham, escutam. Caminham com os que caminham através desse horror”.

 

Finalmente, assinalou que “Jesus deve caminhar junto à humanidade sofredora. Nesta Semana Santa Ele quer aproximar-se de cada um de nós e beijar nossas feridas com a suavidade de sua ternura. Acompanhemo-lo para que chegue a cada um de nós”.