A presidência do Conselho das Conferências Episcopais Europeias (CCEE) mostrou a sua "proximidade" aos desempregados, especialmente, aos jovens europeus, e a todos aqueles que sofrem de alguma maneira com as consequências da atual crise econômica, em um comunicado emitido com motivo do Dia da Europa que se celebra nesta quinta-feira.

"Para todos aqueles que hoje vivem no continente europeu e que se encontram em dificuldades devido à atual crise econômica, que se sentem sozinhos, que perderam ou estão procurando trabalho e que devido à séria crise de sentido e de fé, lutam por olhar o futuro, e aos jovens em particular, queremos lhes dizer que a Igreja na Europa está perto deles e convida a não perder a esperança", pede a nota.

Concretamente, os bispos europeus recordam, no marco do Ano da Fé, as palavras do beato João Paulo II quando disse na exortação 'Igreja na Europa' que "Jesus Cristo é a fonte de esperança na Europa".

Ao mesmo tempo, fazem um chamado aos cidadãos europeus para que "não permitam que o medo e os egoísmos nublem a caridade que sempre caracterizou o continente" e para que "redescubram a importância da família, do valor do bem e se aproximem aos mais necessitados".

Também agradecem a todos os que, movidos pela fé, promovem a caridade e a ajuda a nível local, nacional e internacional, pois desta forma, conforme apontam os prelados, "dão uma resposta imediata e concreta às muitas necessidades materiais" e são "sinal do amor de Deus que através de Jesus Cristo se fez próximo a todos".

Além disso, convidam os cristãos a que, com motivo do Dia da Europa, aproveitem para "refletir sobre a sua missão na construção de uma sociedade europeia aberta ao Absoluto e caracterizada pela verdade, justiça, solidariedade e liberdade: pilares da paz como foram definidos pelo Papa João XXIII há 50 anos na 'Pacem Terris'".