O Arcebispo de Toledo, Dom Antonio Cañizares Llovera, alentou a sua arquidiocese primada a solidarizar-se e ajudar  os Santos Lugares através da próxima coleta de Sexta-feira Santa e a peregrinação diocesana a Terra Santa a realizar-se entre o 1 e em 8 de julho

 

Na próxima Sexta-feira Santa, explica o Arcebispo na publicação arquidiocesana “Nosso Pai”, levará-se a cabo em todas as paróquias da diocese a coleta pontifícia pelos Santos Lugares, que todos os anos, pontualmente chega a seu destino e “constitui uma ajuda inestimável para a Igreja Católica em Terra Santa”, para seus templos, sacerdotes, religiosos, “e para tantas obras de ajuda e promoção social que naquela terra se realizam”.

 

Dom Cañizares explicou a importância de solidarizar-se com a Igreja em Terra Santa. “A Igreja de Jerusalém é a Igreja Mãe. Todos nascemos ali: nós também nascemos em Presépio e fomos batizados na água do Jordão que Cristo santificou com seu epifania; em Jerusalém fomos crucificados com Ele. Nada do que ali ocorre é alheio a nossa vida de cristãos e de sacerdotes”.

 

“Por isso estamos obrigados em conscientiza a nos comprometer, ainda mais se for possível, com os Lugares Santos de nossa fé e com as comunidades cristãs que guardaram como precioso tesouro, e em meio de muitas dificuldades aqueles lugares onde Jesus nasceu, cresceu, pregou, curou a tantos doentes e levou a cabo sua obra redentora. Esta é a razão e a urgência da coleta que por estas datas vamos realizando”, explicou.

 

Entretanto, explica o Arcebispo, “a melhor maneira de mostrar nossa solidariedade e oferecer nossa ajuda, é peregrinando a Terra Santa. Assim nos pediram isso os Bispos e os sacerdotes, os religiosos e os cristãos com os que tivemos contato nas últimas visitas realizadas da Conferência Episcopal Espanhola”.