O processo para elevar aos altares a Guadalupe Ortiz de Landázuri, membro da prelatura do Opus Dei, concluiu sua primeira fase satisfatoriamente, conforme afirmou o Arcebispo de Madrid, Cardeal Antonio María Rouco Varela.

 

Conforme informou o Cardeal à Razão, durante a primeira fase do processo -que se prolongou três anos e meio- 54 testemunhas ofereceram testemunhos sobre a vida do Ortiz. Além disso se examinaram documentos e se recolheram provas com rigor jurídico que determinariam sua heróica vida cristã.

 

O Arcebispo  destacou que “o que reporta à Igreja e à sociedade do século XXI a vida desta serva de Deus é feminilidade, profesionalismod e desejo de santidade vividos no mundo, procurando sempre a promoção da mulher, sem reduzir sua entrega total e radical a Cristo

 

Guadalupe Ortiz desenvolveu sua vida profissional como investigadora química na Espanha, México e a Itália, onde, segundo os testemunhos contribuídos, levou a cabo um intenso trabalho de evangelização e promoção social.

 

Com a primeira fase culminada, o processo de beatificação da ganhadora do prêmio Juan da Cierva de investigação em 1965, passa agora à mãos do Vaticano.