Mais de 200 mil simpatizantes do grupo radical islâmico Hefajat-e-Islã protagonizaram um violento protesto em Daca, capital de Bangladesh, para pedir a "pena de morte para os ateus". Os enfrentamentos deixaram 29 mortos e mais de centenas de feridos.

Conforme informou o jornal italiano Avvenire, na tarde do domingo os radicais ocuparam o centro da capital e paralisaram seis avenidas para pedir ao Estado impor uma nova lei sobre a blasfêmia que preveja a pena de morte para os ateus.

De noite os manifestantes atacaram a polícia com pedras, tijolos e canas de bambu desencadeando uma batalha que continuou até o amanhecer.

Nos desencontros houve uso de armas de fogo, e um agente foi decapitado entre a confusão com um facão. Segundo fontes médicas e das forças de segurança entre os mortos, três policiais perderam a vida.

Os agentes usaram granadas, gás lacrimogêneo, canhões de água e balas de borracha para dispersar os militantes islâmicos, dos quais, ao menos 70 mil acamparam no distrito comercial de Motéjele persistindo em sua petição.

Este funesto episódio de violência se soma à tragédia do passado 24 de abril, quando um edifício de oito plantas que albergava cinco fábricas têxteis desabou e causou a morte de mais de 600 pessoas.