Em 11 de agosto uns ladrões roubaram a imagem do Menino Jesus da igreja da Altagracia. Desde esse dia ocorreram outros roubos, mas a ajuda da Polícia Metropolitana em dias festivos serviu para que esta situação mude neste bairro venezuelano.

 

O P. José Tomas López adicionou que “foram várias as vezes que tivemos que avisar aos policiais para que tirassem pessoas que acostumavam ficar escondidas na igreja”.

 

Do mesmo modo, o P. López agradeceu o controle que a Polícia Metropolitana realizou desde janeiro e disse que “por sua presença, este ano não se registraram novos atos vandálicos, porque o ano passado esse lugar era o ninho da indigência, a droga, o sexo e a violência; duas pessoas morreram ali. Além disso, utilizavam-na como banho público”.

 

Entretanto, o P. López adicionou que os efetivos da Polícia Metropolitana normalmente chegam quando está próxima alguma celebração. “Os dias ordinários não têm pontos de controle, só patrulhamento”.

 

O plano de segurança será desdobrado hoje, embora a maior presencia se poderá apreciar na Quarta-feira, Quinta-feira e Sexta-feira Santos.

 

O diretor da Polícia Metropolitana, coronel Manuel Escalona, explicou que para Semana Santa haverá 600 funcionários destacados em todas as Igrejas da cidade, sobre tudo nas que se concentra a atividade religiosa.

 

“O centro da cidade será o foco do desdobramento porque são as Igrejas mais concorridas. Estaremos coordenados com a Conferência Episcopal para brindar um serviço ótimo nas atividades que a Igreja Católica desenvolva”, assegurou Degrau.

 

Em relação com a atividade ordinária dos templos, Escalona disse que os chefes de cada zona têm previsto em suas atividades o patrulhamento das Igrejas, enquanto que para os domingos se dispõem pontos de controle nos templos.