O Arcebispo de Santa Cruz da Serra, Cardeal Julho Terraços Sandoval, chamou os paroquianos a dar à dor outro sentido, como o fez Cristo na cruz, fazendo que dele nasça “a esperança e a vida para todos”.

 

Na sua homilia de Domingo de Ramos, o Cardeal explicou que em Semana Santa os bolivianos devem viver cada dia “uma constante atitude de serviço”, onde cresça, com uma “convicção clara e entusiasta”, o desejo de ser irmãos.

 

O Arcebispo exortou ao iniciar a Semana Santa, “a sofrer até nos abraçar como o Senhor o fez à cruz para lhe dar outro sentido, não para sentir-se castigado, humilhado, mas sim para abraçar a dor e que da dor floresça a esperança e a vida para todos”.

 

O Cardeal assinalou que os fiéis devem trabalhar pela causa do homem através dos valores que Deus revelou, desterrando os atropelos que procuram  impor os próprios projetos.

 

“Hoje necessitamos inteligência de Deus para compreender plenamente o que significa a pessoa humana”, afirmou. Adicionou que com a paciência que dá Deus, obterá-se que “todos se levantem e sejam construtores de sua vida e a do povo”. O Cardeal Terraços enfatizou que nenhuma vida sobra, e quem procura eliminá-la “está fazendo justamente o contrário da realização de Deus”.

 

Durante sua homilia, o Cardeal criticou aos quem propiciam a cultura de morte, não respeitam a dignidade da pessoa e fazem escárnio do sofrimento alheio.

 

Por outro lado, o Secretário Geral da Conferência Episcopal Boliviana e Bispo do Alto, Dom Jesus Juárez Párraga, chamou ao Estado e a outros setores da sociedade civil, a achar acordos concretos que façam da Bolívia um país onde se possa viver em paz e se solucionem os problemas.