O Arcebispo de San Juan, Dom Roberto González Neve, chamou aos partidos que controlam o Executivo e Legislativo, a assumir com espírito de serviço o desafio de um “governo compartilhado”, onde e priorize o bem comum da nação.

 

Em declarações a um meio local, o Prelado assinalou que as relações entre o Partido Popular Democrático no Executivo e o  Partido Novo Progressista no Congresso, devem estar fundamentadas no respeito mútuo, “mantendo sempre que o bem dos porto-riquenhos é o que deve prevalecer”.

 

Dom González Neve explicou que a democracia “é a vontade do povo”, e que se dá acolhendo as pluralidades próprias do sistema.

 

Posteriormente, o Prelado exortou aos porto-riquenhos a não gerar divisões, mas sim a viver de acordo ao amor de Deus, que “vai por cima de tudo”.

 

“A exortação da Igreja é uma, a de sempre, o mais importante na vida é a nossa relação com Deus e devemos evitar criar outros deuses, como o dinheiro, a política”, afirmou. Adicionou que o desafio é “adquirir um equilíbrio social” onde sobressaia o “amor de Deus”.

 

Dom González Neve deu estas declarações após presidir na Catedral a celebração do Domingo de Ramos. Explicou que viver Semana Santa implica refletir sobre o sacrifício que realizou Jesus Cristo para a redenção do homem.

 

“Deus deve ser a fonte da vida. Quando Deus é o centro da vida se cria uma cultura de paz, uma cultura humanizadora", recalcou.

 

Finalmente, o Arcebispo de San Juan expressou sua proximidade ao Papa João Paulo II, de quem disse “está pregando desde sua enfermidade, como Cristo pregou desde a cruz”.