O Arcebispo de São Luis Potosí, Dom Luis Morais Reis, assinalou que “a Igreja Católica sempre optará pela cultura da vida, por sua convicção de que todo homem é capaz de regenerar-se” durante sua homilia da Missa dominical celebrada na Catedral metropolitana, ao referir-se ao acordo do Senado da República para derrogar a pena de morte.

 

O Arcebispo expressou que o Catecismo da Igreja Católica e as mensagens do Papa defendem invariavelmente a vida, por isso, embora a muito tempo tempo não se aplica no país a pena de morte, resulta bom que se elimine da Constituição, dado que a opção da cadeia perpétua pode servir como castigo para os grandes crímenes.

 

O Prelado indicou que “às vezes resulta difícil estar contra a pena capital, porque há crímenes que às vezes sacodem e atravessam a alma, como o seqüestro e crímenes horrendos, mas a vida só pertence a Deus e só a Ele corresponde dispor dela”.

 

O pleno do Senado da República acordou derrogar a pena de morte e toda forma de tortura com 79 votos a favor e dois em contra. Agora deve passar à câmara de deputados para sua ratificação, para a derrogação definitiva também devem passá-la pelo menos 16 congressos estatais.