O Papa Francisco enviou uma carta à presidente da Argentina, Cristina Fernández, para agradecer-lhe sua presença em Roma (Itália) aos poucos dias de assumir o Pontificado e pedir que garanta o diálogo e a concórdia no país.

"Queria encomendar todos os argentinos a Nossa Senhora de Luján, celestial padroeira desse país: os que estão constituídos em autoridade, para que busquem no serviço seu melhor aliado e trabalhem infatigavelmente por tecer laços que afiancem a concórdia, o diálogo, a reconciliação e o entendimento entre todos", expressou o Papa na carta com data de 20 de março e publicada pelo jornal La Nación em 21 de abril.

Do mesmo modo, agradeceu os votos de Fernández "para que a nova tarefa que me foi encomendada pela Providência divina na Igreja seja frutífera e ajude o bem comum de todos os homens e o pacífico entendimento dos povos".

"Na pessoa de Vossa Excelência e na responsabilidade que exerce, quis ver o rosto de todos os filhos dessas queridas terras argentinas, que se esforçam todos os dias para dar o melhor de si mesmos à pátria que os viu nascer, e desejam ser protagonistas de um presente sereno e construtores de um futuro luminoso, onde o amor recíproco seja a porta que abra à esperança e à mútua confiança, ao respeito sincero e à colaboração generosa", afirmou Francisco.

Nesse sentido, recordou que as crianças têm direito "a um mundo que se distinga pela virtude e pelos valores que dignificam a pessoa". Do mesmo modo, encomendou os matrimônios à Virgem de Luján "para que cimentem a família na compreensão e na fidelidade por toda a vida; os idosos, a cujo lado sempre aprendemos lições formosas; os pobres e os que sofrem, para que achem sempre uma mão amiga que os ajude e sustente em suas justas aspirações".

"A todos levo em meu coração sem deixar ninguém de fora e pedindo pela inteira Nação e seus destinos", expressou Francisco.

Finalmente, o Santo Padre disse que "com estes sentimentos, faço-lhe chegar, Excelência, minha saudação cordial e, por meio de ti, a todos teus colaboradores, assim como ao amadíssimo povo argentino, sobre o que invoco abundantes bênçãos divinas".