"É oportuno lembrar este dia. Acima de tudo, para agradecer ao Senhor por ter-nos dado um Papa como Bento XVI", expressou o Presidente do Pontifício Conselho para a Família, Dom Vincenzo Paglia, ao recordar que um dia como hoje, faz oito anos, o Conclave reunido na Capela Sixtina escolheu o Cardeal Joseph Ratzinger como sucessor do agora Beato João Paulo II.

Esse dia, ante uma Praça de São Pedro lotada por milhares de fiéis, e outros milhões que acompanhavam este fato através dos meios de comunicação, o Papa Bento XVI deu suas primeiras palavras: "Queridos irmãos e irmãs, depois do grande Papa João Paulo II, os senhores cardeais escolheram-me a mim, um simples e humilde trabalhador da vinha do Senhor. Consola-me o fato de que o Senhor saiba trabalhar com instrumentos insuficientes e me entrego às vossas orações. Na alegria do Senhor, confiantes em sua ajuda permanente, vamos em frente. O Senhor ajudar-nos-á e Maria, Sua Santíssima Mãe, está ao nosso lado".

"Todo seu pontificado –afirmou Dom Paglia-, esteve verdadeiramente marcado pela humildade: a humildade de quem não poupou esforços no trabalho, a humildade de quem quis fazer prevalecer a verdade sobre qualquer outra ideia, a humildade de quem deu verdadeiramente sua vida com amor".

Em entrevista concedida à Rádio Vaticano, o Prelado explicou que nesse sentido a renúncia de Bento XVI ao Pontificado encerra "uma paixão pela verdade e pelo amor. Com estas duas dimensões se pode entender a profundidade espiritual do gesto do Papa Bento: não pensou somente em si mesmo, mas pensou na Igreja, na necessidade de que o Evangelho viaje ainda mais veloz pelos caminhos de um mundo que corre o risco de perder o sentido da existência".

Contemplando a figura de Bento e a de Francisco, Dom Paglia afirma que vem "espontaneamente à memória seus predecessores. Penso em João XXIII, no Papa Luciani, e também no João Paulo II e no Pablo VI. A história destes Papas se entrelaça nas figuras dos dois últimos Pontífices. Tenho que dizer que devemos agradecer ao Senhor por ter-nos dado Papas como estes que marcaram a Igreja e o mundo".