Nesta quarta-feira, 20 de março, em nome da Diocese de Leiria e dos peregrinos do Santuário de Fátima, foi enviada uma mensagem de saudação ao Santo Padre Francisco.

Enviada do Santuário de Nossa Senhora de Fátima em Portugal para a cidade do Vaticano, a mensagem é assinada por Dom António Marto, bispo da diocese de Leiria-Fátima, e tem o seguinte conteúdo:

“Bispo e peregrinos da Diocese de Leiria-Fátima queremos exprimir-lhe a nossa profunda comunhão eclesial e o nosso caloroso afeto, dizer-lhe que, em Fátima, confiamos a sua Pessoa e o seu Ministério à proteção da Senhora de Fátima e, ainda, que o Santuário espera com emoção poder recebê-lo um dia como peregrino. Desde já lhe damos as boas vindas: Benvindo Santo Padre Francisco!”

Vale recordar que durante o Angelus, na manhã de Domingo, 17, na Praça de S. Pedro, o Santo Padre Francisco referiu-se a uma visita da Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Fátima à Argentina.

No contexto da referência à misericórdia e da reflexão sobre o perdão de Deus, o Santo Padre recordou a visita da Imagem Peregrina de Fátima à Argentina no ano de 1992 e à Missa que ele mesmo celebrou em Buenos Aires por ocasião desta visita. De acordo com o Serviço de Estudos e Difusão do Santuário de Fátima, o Santo Padre Francisco referiu-se à peregrinação realizada entre maio de 1992 a fevereiro de 1993, em que a Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Fátima visitou a Argentina e o Uruguai.

A Imagem Peregrina regressaria para uma nova visita aos dois países em 1998, onde também foi recebida por D. Jorge Mario Bergoglio, atual Papa Francisco. no passado domingo, por ocasião da 82.ª peregrinação da diocese de Leiria-Fátima à Cova da Iria, sob o lema “Com Maria, caminhamos pela fé”, D. António Marto anunciara a intenção do envio desta mensagem ao Santo Padre Francisco.

A este propósito recordou a conversa que teve na ocasião com uma idosa de 80 anos, uma avó, sobre a misericórdia de Deus e os nossos pecados. Ela, "sem ter estudado na universidade Gregoriana" - gracejou o Papa -, respondeu-lhe que "se o Senhor não perdoasse tudo, o mundo não existiria".