O Superior Geral do Sodalicio de Vida Cristã, uma sociedade de vida apostólica laical nascida no Peru na década de 70 e aprovada pela Santa Sé em 1997, Alessandro Moroni, expressou sua alegria pela eleição do Papa Francisco e chamou os membros de sua comunidade a rezarem pelo novo Pontífice, cujo nome “evoca humildade e radicalidade evangélica”.

“O Santo Padre escolheu chamar-se Francisco. Esse nome nos evoca humildade e radicalidade evangélica, simplicidade e pobreza. Recorda-nos a importância de voltar para o essencial, de transformar o rosto do mundo com um renovado impulso evangelizador”, afirmou em uma mensagem dirigida a esta Sociedade de Vida Apostólica.

Moroni disse que “o mundo de hoje, arrasado por tantas rupturas e desorientação, deseja voltar a escutar o frescor do Evangelho vivo que salva e que reconcilia. Hoje no Povo de Deus, como em tantos momentos da história, experimentamos a necessidade de uma renovação em continuidade que nos fortaleça na fé, a esperança e a caridade e nos permita ser mais fiéis ao mandato evangelizador do Senhor”.

Do mesmo modo, destaca que “o Papa Francisco é o primeiro Papa nascido na América Latina, o Continente da Esperança, como chamaram-no os últimos pontífices. Há quinhentos anos recebemos o dom da fé pelo anúncio missionário. Hoje, desta terra, sai o Sucessor do Pedro para confirmar na fé a Igreja Universal. Como não ver nisso um sinal de maturidade da Igreja que peregrina na América?”.

Nesse sentido, o superior do Sodalício, presente também em terras brasileiras, disse que conscientes dos desafios que se enfrenta neste continente, deve-se reconhecer o chamado do Senhor Jesus a uma maior conversão e ardor evangelizador.

“Nós, como família espiritual cujo carisma nasceu nesta parte do mundo, sentimos também um chamado a pôr nossos olhos no essencial, a viver nossa fé com profundidade, com humildade, a anunciar ao Senhor Jesus com toda nossa vida”, assinalou.

“Esforcemo-nos por viver nosso carisma, aprofundar nele, compartilhá-lo com generosidade e com a consciência de ter recebido imerecidamente um valioso tesouro, que deve brilhar em vasilhas de barro como uma expressão da multiforme graça de Deus que enriquece a sua Igreja”, exortou.

Finalmente, fez um convite aos membros desta sociedade de vida apostólica nascida na América Latina, com comunidades nos EUA e em Roma, a rezarem pelo novo Papa, tal como ele pediu no dia de sua eleição, para que o Espírito Santo “o fortaleça e guie em seu ministério petrino, confiemo-lo aos cuidados maternais de Santa Maria, Mãe da Igreja”.