Após a Missa Pro eligendo Pontifice que celebrou nesta manhã (hora local) o Decano do Colégio Cardenalício, os 115 cardeais eleitores começarão nesta tarde o Conclave para escolher o novo Papa.

Às 12:30 p.m. (hora de Brasília), de acordo ao estabelecido nas Congregações Gerais do Colégio Cardenalício, os cardeais ingressarão na Capela Sistina onde acontecerá a eleição do novo Pontífice, como assinala o documento Ordo Rituum Conclavis.

A Sala de Imprensa do Vaticano assinala que da Capela Paulina do Palácio Apostólico, precedidos pela Cruz e seguidos pelo Livro dos Evangelhos, enquanto cantam as ladainhas dos Santos, os 115 cardeais eleitores se dirigem em procissão para a Capela Sistina.

Nesse lugar e após o canto Veni Creator, que invoca a presença do Espírito Santo, os cardeais pronunciam o juramento prescrito.

Logo o mestre de cerimônias pontifícias, Dom Guido Marini, pronuncia o "Extra omnes" (todos fora) e todos aqueles que não participam do Conclave deixam a Capela Sistina. Ficam somente o professor de celebrações litúrgicas e o Cardeal Prosper Grech, que está encarregado da meditação.

Ao término da mesma ambos também deixam a Capela Sistina e assim se inicia o Conclave.