Na manhã de hoje, ao presidir a Missa "Pro Eligendo Romano Pontifice" ("Para a Eleição do Romano Pontífice"), o Decano do Colégio Cardenalício, Cardeal Angelo Sodano, pediu a Deus que conceda um "Bom Pastor" à Igreja, que "abrace esta nobre missão com um coração generoso".

O Cardeal Sodano sublinhou em sua homilia que a missão da caridade "é própria da Igreja, e em forma particular é própria da Igreja de Roma".

O Decano do Colégio Cardenalício recordou que o Papa Bento XVI "recordou-nos este fato quando disse ‘o serviço da caridade é também um elemento constitutivo da missão da Igreja, e uma expressão indispensável de sua própria existência".

O Cardeal Sodano remarcou a atitude de agradecimento particular do Colégio Cardenalício a Deus "pela amorosa assistência que sempre reserva à sua Santa Igreja".

O Cardeal agradeceu a Deus "de forma particular pelo brilhante pontificado que nos concedeu com a vida e as obras do 265º sucessor de Pedro, o amado e venerado Pontífice Bento XVI, a quem neste momento renovamos toda nossa gratidão".

Depois destas palavras, os assistentes à Missa realizaram um emotivo aplauso, em homenagem ao agora Bispo emérito de Roma.

O Cardeal Sodano implorou ao Senhor também que "através da solicitude pastoral dos Padres Cardeais, Ele queira em breve conceder outro Bom Pastor à sua Santa Igreja".

"Nesta hora, a fé na promessa de Cristo nos sustenta no caráter indefectível da Igreja. Na verdade Jesus disse a Pedro: ‘Tu és Pedro e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela".

O Cardeal sublinhou que Jesus "veio ao mundo para fazer presente o amor de Pai por todas as pessoas. É um amor que se sente especialmente no contato com o sofrimento, a injustiça, a pobreza e com todas as fragilidades humanas, tanto físicas quanto morais".

"Esta missão de misericórdia foi confiada por Cristo aos pastores de sua Igreja. É uma missão que deve ser abraçada por cada sacerdote e bispo, mas é especialmente confiada ao Bispo de Roma, Pastor da Igreja universal", indicou.

O Cardeal Sodano também indicou que, tal como o explica São Paulo, "na unidade da Igreja há uma diversidade de dons, de acordo com a multiforme graça de Cristo, mas esta diversidade está em função da construção do único corpo de Cristo".

"Cada um de nós está, portanto, chamado a cooperar com o sucessor do Pedro, o fundamento visível da unidade eclesial", afirmou.

Ao referir-se à missão do Papa, o Decano do Colégio de Cardeais recordou que no Evangelho proclamado hoje, São João 15, 9-17, o Senhor disse a seus apóstolos "este é meu mandamento: amai-vos uns aos outros como eu vos amei".

O Evangelho nos recorda, disse, "que a atitude fundamental dos Pastores da Igreja é o amor".

"É o amor o que nos impele a oferecer nossas próprias vidas pelos nossos irmãos e irmãs. Jesus mesmo nos diz: ‘não há amor maior que dar a vida pelos amigos", assinalou.

O Cardeal Sodano indicou que "a atitude de cada Pastor é, portanto, dar a própria vida por seu rebanho. Isto também se aplica ao sucessor do Pedro, Pastor da Igreja universal".

"Quanto mais alto e universal é o ofício pastoral, quanto maior deve ser a caridade do Pastor", disse.

O Cardeal assinalou que "no coração de cada sucessor de Pedro, ressonaram as palavras ditas um dia pelo Divino Mestre ao humilde pescador da Galileia: ‘Amas-me mais do que estes? Então apascenta meus cordeiros… apascenta as minhas ovelhas!".

"Como consequência deste serviço de amor pela Igreja e pela humanidade inteira, os últimos Papas foram artífices de muitas iniciativas benéficas para os povos e para a comunidade internacional, promovendo incansavelmente a justiça e a paz", disse.

O Cardeal pediu rezar "para que o futuro Papa possa continuar este incessante trabalho a nível mundial".