Do seu escritório particular no Vaticano e graças a uma conexão televisiva, o Papa João Paulo II abençoou milhares de jovens reunidos nesta quinta-feira à tarde na basílica romana de São João de Latrão em um encontro de oração e adoração eucarística para preparar a 20° Jornada Mundial da Juventude (JMJ 2005) que se celebrará na cidade alemã de Colônia no próximo mês de agosto.

Antes de receberem a bênção, o Cardeal Camillo Ruini, vigário geral para a diocese de Roma, deu as boas-vindas aos jovens e leu uma mensagem do Santo Padre.

"Desejo me unir espiritualmente a vós e vos expressar todo meu afeto: sei que estão sempre a meu lado e que não vos cansais de rezar por mim. Eu vos saúdo e vos agradeço de coração", escreveu o Papa em sua mensagem.

Mais adiante, o Pontífice pediu elevar juntos o olhar ao Jesus Eucaristia. "Jesus, adoro-te escondido na Hóstia! Em uma época marcada por ódios, por egoísmos, por desejos de falsas felicidades, pela decadência de costumes, a ausência de figura paternas e maternas, a instabilidade em tantas jovens famílias e por tantas fragilidades e dificuldades que sofrem tantos jovens, nós olhamos a ti, Jesus Eucaristia, com renovada esperança", rezou.

"Nós te adoramos, Jesus Eucaristia!", exclamou o Papa em sua mensagem. "Adoramos teu corpo e teu sangue, entregues por nós, por todos, em remissão dos pecados. Enquanto te adoramos, como é possível não pensar em tudo o que temos que fazer para te glorificar? ajuda-nos, Jesus, a compreender que para 'fazer' algo em tua Igreja é necessário acima de tudo 'ser', quer dizer, estar contigo em adoração, em tua doce companhia".

Do mesmo modo, o Pontífice pediu aos jovens pôr Jesus no centro de suas vidas e se comprometam a ser construtores "da civilização do amor" e que o recebam "participando com assiduidade na Santa missa dominical e, se for possível, todos os dias".

Ao finalizar sua mensagem, o Papa expressou sua esperança de que nasçam numerosas vocações ao sacerdócio e à vida consagrada e de "que brotem com generosidade vocações à santidade, que é a elevada medida da vida cristã ordinária, em especial, nas famílias. A Igreja e a sociedade têm necessidade disto hoje mais do que nunca".