Com motivo da celebração da próxima Quinta-feira Santa, a Santa Sé apresentou nesta manhã a carta do Papa João Paulo II aos sacerdotes em que lhes recorda que a existência sacerdotal tem que ter "forma eucarística", quer dizer, agradecida, entregue, consagrada e plenamente orientada a Jesus Cristo.

"Posto que toda a Igreja vive da Eucaristia, a existência sacerdotal tem que ter, por um título especial, ‘forma eucarística’. portanto, as palavras da instituição da Eucaristia não devem ser para nós unicamente uma fórmula consagratória, mas também uma ‘fórmula de vida’", escreve o Santo Padre.

O Cardeal Darío Castrillón Hoyos, Prefeito da Congregação para o Clero, apresentou a missiva do Papa que oferece "indicações iluminadoras para a espiritualidade sacerdotal". O documento, de onze páginas, está publicado em inglês, francês, espanhol, português, italiano e polonês.

Com data de 13 de março, a carta tem um acento particular porque está assinada "de um lugar marcado pela Cruz de Cristo", o Policlínico Gemelli, assinalou o Cardeal Castrillón.

João Paulo II "desde sua cruz -continuou-, indica a cada sacerdote a insondável dignidade, conferida pela ordenação, de poder pronunciar as palavras da Instituição do mistério eucarístico 'in persona Christi', e de receber a capacidade de transformar a própria existência sacerdotal em uma entrega radical à Igreja e à humanidade".

"Configurados com Cristo nós sacerdotes somos exortados pelo Papa a nos transformar em pão eucarístico, dando graças a Deus, com nossa própria existência, pela obra de salvação realizada em seu Filho Unigênito", acrescentou o Prefeito vaticano.

O Papa assinala em sua missiva que a vida sacerdotal deve ser uma existência profundamente "agradecida", "entregue", pois "sua vida tem sentido se sabe fazer-se dom", além de ser uma existência "salva" para salvar. Do mesmo modo, o Pontífice pediu aos sacerdotes ser homens "da lembrança fiel de Cristo e todo seu mistério" e levar uma vida "consagrada" e orientada a Jesus Cristo, em resumo, uma existência "eucarística" aprendida com Maria.

"Uma vez mais, neste Ano da Eucaristia, o Santo Padre nos introduz com amor no 'mysterium Paschae', que é o grande mistério da fé. Com a suavidade da fé, o Papa nos convida a custodiar com reverência as normas litúrgicas que não só tutelam mas fazem resplandecer a sacralidade do Rito. Acolheremos suas palavras para custodiar a Eucaristia, em uma vela contínua e em todos os cantos do mundo e poremos de joelhos ante o sacrário todas nossas intenções", disse o Cardeal.

"A pesar do passar dos anos, confortados pelas palavras do Papa, contagiaremos a juventude de Deus que está em nós e a irradiaremos sobre quem encontrarmos em nosso caminho. (...) O Santo Padre nos assegura que da santidade sacerdotal surgirá a vida nova da Igreja, com vocações que garantirão o ardor da nova evangelização, alimentado pelo pão da vida eterna", finalizou o Cardeal.

Para ler a carta completa, visite: http://www.acidigital.com/Documentos/sacerdotes05.htm