O diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, Padre Federico Lombardi, explicou que o Bispo Emérito de Roma, Bento XVI se encontra bem, lê, vê o telejornal e passeia "em um clima de serenidade e paz".

Oficialmente, Bento XVI deixou vacante a Sé de Pedro ontem quinta-feira, às 8:00 p.m. hora de Roma. Este período se prolonga até a eleição do novo Papa.

Atualmente Bento XVI está no Palácio de Castel Gandolfo, onde decidiu passar os últimos momentos de seu pontificado e ficará uns dois meses até mudar-se para o mosteiro Mater Ecclesiae do Vaticano.

O secretário pessoal do Bispo Emérito de Roma, Dom Georg Gaenswein, explicou ao Padre Lombardi através de uma conversa telefônica, que depois de saudar os fiéis pela sacada do Palácio, Bento XVI passou a noite tranquilo e sereno. Jantou, viu alguns noticiários e depois deu "um pequeno passeio –como já é de acostume-, nos salões dentro do Palácio".

Segundo o Padre Lombardi, o Bispo Emérito de Roma, manifestou seu apreço pelo trabalho com o que os jornalistas retransmitiram o "belo sentir profundo do povo de Deus", nestes momentos "tão emocionantes da tarde de ontem". Bento XVI deitou-se, dormiu e descansou "muito bem", acrescentou.

Na manhã de hoje, seu primeiro dia como Bispo Emérito de Roma, Bento XVI passou o dia com normalidade. Às 07:00 a.m. celebrou como de costume a Santa Missa, rezou o breviário, tomou o café da manhã e se dedicou à leitura.

O porta-voz do Vaticano explicou que Bento XVI levou consigo diversos livros de "teologia, história e espiritualidade", e nestes momentos lê "A estética teológica" do teólogo Hans Urs von Balthasar.

Depois passou o dia rezando, refletindo e lendo sua correspondência. Na tarde rezou o terço e passeou pelos jardins. Finalmente, o Pe. Lombardi assinalou que provavelmente Bento XVI retome o hábito de tocar piano de noite.

"Embora ontem não tenha tocado, ele o tocou nos dias anteriores e, certamente, o faça nestes dias, o que demonstra sua serenidade", concluiu.