Sua Beatitude o Patriarca greco católico Gregorios III Laham exortou a comunidade internacional a deixar de enviar mais arma à Síria e escutar “nossa voz e o sofrimento do povo sírio” que em 21 de fevereiro experimentou um novo atentado que deixou 53 mortos, 235 feridos e graves danos em algumas construções, entre elas uma escola e um hospital.

“Fazemos uma chamada ao mundo inteiro para que se detenha o envio de armas à Síria”, expressou o Patriarca em uma mensagem difundida pela agência Fides que também pede à comunidade internacional “que apóiem a Síria nos esforços de diálogo, para chegar a uma solução diplomática à crise”.

“Do fundo de nossos corações, lançamos um grito à consciência do mundo inteiro, aos dirigentes dos Estados, em particular dos países árabes e das organizações internacionais, aos ativistas pela paz, à Sua Santidade o Papa e os bispos de todo o mundo cristão”, manifestou.

Sua Beatitude disse que “ninguém tem o direito a exonerar-se e negar sua responsabilidade ante o massacre, a destruição, as explosões, a violência, ou ante o ódio e o rancor entre os filhos de uma mesma pátria”.

Finalmente, pediu em concreto aos Estados Unidos e à Rússia que prossigam “com seus esforços sinceros para trabalhar pelo diálogo e por uma solução política e global” e “à Sua Santidade o Papa e aos responsáveis pela Santa Sé Apostólica de Roma, para que lancem uma iniciativa diplomática da Igreja Católica apoiando-se em sua influência espiritual em nível mundial”.