Em uma carta emitida neste sábado, 23, o Papa Bento XVI expressou seu agradecimento pessoal ao Presidente do Pontifício Conselho para a Cultura, Cardeal Gianfranco Ravasi, pelas pregações feitas na semana de Exercícios Espirituais de quaresma da Cúria Romana.

Em sua missiva, o Santo Padre destacou que o Cardeal Ravasi “nos popôs um itinerário muito sugestivo através do Saltério”.

“Os Salmos, orientam principalmente para o rosto de Deus, para o mistério em que a mente humana naufraga, mas que essa mesma Palavra divina nos permite ver segundo os diferentes perfis com os quais Deus mesmo se revela”.

Ao mesmo tempo, disse o Papa, “na luz que brilha no rosto de Deus, a oração do Salmo nos faz olhar o rosto do homem, para reconhecer de verdade suas alegrias e suas dores, suas angústias e suas esperanças”.

“Dessa forma, a Palavra de Deus, com a mediação do Ars orandi, antigo e sempre novo do povo hebreu e da Igreja, pudemos renovar o Ars credendi: uma necessidade sublinhada pelo Ano da fé e ainda mais necessária no momento particular que eu, pessoalmente, e a Sé Apostólica estamos vivendo”.

“O Sucessor do Pedro e seus colaboradores”, disse o Santo Padre, “estão chamados a dar à Igreja e ao mundo um claro testemunho da fé, e isto só é possível graças a uma imersão profunda e duradoura no diálogo com Deus”.

Bento XVI assinalou que “aos tantos que também hoje perguntam: Quem nos mostrará o bem? podem responder os que refletem em seus rostos e em suas vidas a luz do rosto de Deus”.

O Papa expressou ao Cardeal Ravasi seu desejo de que o Senhor lhe “recompense por este esforço, que tão brilhantemente obteve”.

“Por minha parte, asseguro-lhe que terei sempre presente na oração o agradecimento por você e por seu serviço à Igreja, enquanto afetuosamente lhe renovo a bênção apostólica, que de bom grado estendo a todos seus seres queridos”, concluiu.