Depois da visita apostólica (investigação) ordenada pelo Papa Bento XVI à Congregação dos Filhos da Imaculada Conceição de Roma, o Santo Padre nomeou ao Cardeal Giuseppe Versali como Delegado Pontifício dos religiosos cuja indevida administração, deixou, entre outros, durante 7 meses a 1500 empregados de hospitais sem salário.

A congregação religiosa é encarregada de diversos hospitais, entre eles o hospital IDI (Instituto Dermatológico da Imaculada), de Roma, cujo ex-administrador, o Padre Franco Decaminada, é acusado de ter desfalcado à instituição com 600 milhões de euros.

O jornal italiano Il Sole 24 ore assinala que o Secretário de Estado do Vaticano, Cardeal Tarcisio Bertone, já teria ativado um plano de resgate para as famílias afetadas e consultou os bancos para o saneamento. O objetivo é fechar a gestão precedente e criar uma nova através de uma comissão que administre a eliminação das dívidas.

Conforme informou L’Esspresso faz alguns meses, o Padre Franco Decaminada, é investigado por apropriação indevida e é acusado de ter extraído o dinheiro para comprar uma vila na Toscana (Itália).

Por sua parte, o Papa encarregou ao Arcebispo Vice Regente de Roma, Dom Filippo Iannone, a visita apostólica à Congregação dos Filhos da Imaculada Conceição.

Com a nomeação do Cardeal Versali, também Prefeito para os Assuntos Econômicos da Santa Sé, o Cardeal terá a tarefa de guiar os serviços de atenção sanitária administrados pela congregação.

"Exclui-se até o momento qualquer participação da Santa Sé em tais trabalhos", conclui o texto.