A Comissão cardinalicia de Vigilância do Instituto para as Obras de Religião (IOR, conhecido como o "Banco" do Vaticano) nomeou conforme os seus Estatutos, um novo presidente do Conselho de Superintendência, o advogado Ernst von Freyberg. Os outros quatro membros desse conselho mantêm seu cargo, segundo informa um comunicado emitido neste 15 de fevereiro.

O texto assinala que "tal decisão é o resultado de uma profunda avaliação e de diversas entrevistas que a Comissão cardinalícia realizou, sempre com o respaldo do Conselho de Superintendência".

"Tratou-se de um trabalho, meticuloso e articulado, que durou vários meses e permitiu apurar numerosos perfis de alto nível profissional e moral, graças também à ajuda de uma Agência internacional independente, líder na seleção de altos diretores de empresa".

O comunicado precisa finalmente que "o Santo Padre, que seguiu muito de perto todo o processo de seleção e eleição do novo presidente do Conselho de Superintendência do IOR, expressou seu pleno consenso à decisão da Comissão cardinalícia".

Este novo presidente herda uma situação financeira que é melhor que a de alguns anos atrás, e que pode melhorar ainda mais.

No ano 2010, o diretor e o presidente do Banco do Vaticano foram investigados pelas autoridades financeiras italianas. Embora as acusações tenham sido arquivadas, foram congelados 30 milhões de dólares durante o processo.

Em dezembro desse mesmo ano o Papa Bento XVI criou a Autoridade de Informação Financeira (AIF), para fiscalizar a economia da Santa Sé, incluindo o Banco do Vaticano.

O ultimo presidente do Banco, o italiano Ettore Gotti Tedeschi, foi despedido pelo Conselho em março de 2012 devido ao seu pobre desempenho no cargo.

O Padre Federico Lombardi assinalou que o novo presidente, Ernst von Freyberg "foi escolhido para lutar contra todos os problemas do IOR. Acreditamos que seja uma pessoa competente para este trabalho. Estou muito tranqüilo por esta decisão porque é um homem muito qualificado".

O advogado von Freyberg é membro da Soberana Ordem Militar dis cavaleiros de Malta. É também um dos responsáveis da Associação para as Peregrinações a Lourdes da arquidiocese de Berlim.

É fundador e membro da Fundação Freyberg desde sua criação em 2009. A Fundação sustenta três organizações católicas na França, Alemanha e Austria, a Freiligrath Schule (escola primária em Frankfurt) e oferece bolsas para estudantes.

Ele também é membro do Conselho de supervisão da Flossbach von Storch AG, uma empresa com sede em Colônia que se ocupa da gestão de ativos. É membro do Conselho assessor da Manpower GmbH, empresa de trabalho temporário com ganhos de 600 milhões de euros e que emprega 22 mil pessoas na Alemanha.